Viatura da PRF, Dodge Challenger RT, ganha escapamento direto da Capanema

O Dodge Challenger RT da Polícia Rodoviária Federal (PRF), utilizado como viatura, acaba de ganhar um escapamento direto da Capanema, em Santa Tereza do Oeste – PR.
O esportivo de luxo foi apreendido em uma operação contra o tráfico internacional de drogas em abril de 2017 no Paraná.
.jpg)
Cedido à PRF pela Justiça Federal de Umuarama (PR) em 2019, o Dodge Challenger foi caracterizado como viatura e é empregado no combate ao crime em Foz do Iguaçu, na região da fronteira com o Paraguai.
No fim de Dezembro, a viatura foi levada até a Capanema Escapamentos, onde recebeu um escape “direto”.
Não foi divulgado se foi ou não instalado o sistema de difusor elétrico.
Nas redes sociais, a alteração no escapamento da viatura causou polêmica. Muitos internautas, questionaram a legalidade da mudança no sistema de emissão de gases do esportivo.
A alteração do modelo do escapamento também pode ser encarada como proibida por alguns advogados especialistas em trânsito porque a Portaria 38/18 do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), responsável pela redação do Anexo da Resolução 292/08 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), estabelece as modificações permitidas em veículos e não descreve a troca da descarga.
Por outro lado, a Resolução nº 252/1999 do Conselho Nacional do Meio Ambiente diz, no Artigo 5, § 1°:
Os sistemas de escapamento, ou parte destes, poderão ser substituídos por sistemas similares, desde que os novos níveis de ruído não ultrapassem os níveis originalmente obtidos e declarados pelo fabricante do veículo, conforme Resoluções Conama nos 1, 2, e 8, de 1993, e os estabelecidos na Tabela 1.