Vídeo mostra balsa movida apenas com a força de homem no RS

Vídeo mostra balsa movida apenas com a força de homem no RS

Um vídeo divulgado nas redes sociais chamou a atenção de internautas. Nele, é mostrado a travessia de balsa de Nova Roma do Sul (RS) para Nova Pádua (RS), com uma embarcação movida apenas com a força do balseiro.

A travessia do Rio das Antas por esse tipo de balsa é antigo, sendo iniciado em meados de 1891, por Giovanni Bianchin, imigrante que veio da Itália para o Brasil.

Na época, as embarcações utilizavam cordas que ligavam as extremidades do rio para realizar o transporte de mercadorias, animais, carroças, etc.

900+ Florida Vintage ideas | florida, vintage florida, old florida

Utilizando apenas força humana, os balseiros puxavam as cordas para mover a embarcação e assim poder chegar do outro lado.

Para manter a tradição, atualmente no Rio das Antas, há um cabo de aço que liga às margens e quando a balsa está leve, com poucos veículos, o balseiro utiliza uma alavanca de madeira para deslocar a embarcação.

Já quando a balsa está carregada, com mais veículos ou caminhões, o motor a diesel é acionado.

Vídeo: Enio Ricardo Fett

Marombeiros das antigas

Os cabos ou cordas utilizados para ligar às margens do rio são conhecidos como maromba, com origem do termo árabe mabruma.

Na época, os balseiros que puxavam essas embarcações, precisavam utilizar bastante força para realizar o trabalho. Com o passar do tempo, esses indivíduos, conhecidos como mabrumeiros, desenvolviam músculos e se tornavam ainda mais fortes que outros indivíduos comuns.

O termo “mabrumeiro” foi aportuguesado para marombeiro ou maromba e atualmente é utilizado para definir os indivíduos que praticam musculação.