Você sabia? Existem somente dois DAF XT (BICUDOS) no mundo

As mudanças nas legislações europeias sobre as dimensões dos caminhões afetou diretamente no designer das cabines.
Para aumentar a capacidade de carga no menor espaço possível, as montadoras optaram por deixar de lado os caminhões “bicudos” e atualmente produzem majoritariamente veículos frontais.
Mas a paixão por cabines semi-avançadas permaneceu e esses modelos continuam sendo sonho de consumo de muitos motoristas.
Essa paixão fez com que a empresa A. Jansen B.V. Son, localizada na província de Brabante do Norte, na Holanda, decidisse ela mesma fabricar seus caminhões bicudos.
O modelo utilizado para esse projeto ambicioso foi o XF105.
As duas unidades encomendadas, tinham como objetivo comemorar os 40 anos de existência da transportadora.

De Burgh Eindhoven, empresa fornecedora e especializada em veículos Daf, Iveco e Fiat, foi a responsável por todas as modificações do caminhão e a criação do novo designer.
O motor do veículo permaneceu no mesmo lugar que o original, sendo necessário fazer alterações maiores somente no sistema de direção, suspensão e eixos dianteiros. Já o capo foi projeto para que o caminhão não perdesse seu designer.
E se você acha que esses caminhões ficaram só para exposição, está completamente enganado.
Caminhões foram desenvolvidos para trabalhar e esses dois DAF XT encontram-se acoplados em caçambas puxando matéria prima para a fabricação de cimento pela Holanda.



