Você sabe porquê São Cristóvão é o padroeiro dos motoristas?

DIA 25 DE JULHO – DIA DE SÃO CRISTÓVÃO – Pouco se sabe sobre a verdadeira origem de São Cristóvão. Segundo a lenda grega, seu nome era Réprobo. Essa lenda diz que ele fazia parte da tribo dos bárbaros antropófagos, e que teria sido convertido e se engajado nos exércitos imperais.
De acordo com relatos da Idade Média, Réprobo (que em latim significa “malvado”) media mais de 7 metros de altura, sendo um verdadeiro gigante. Seu sonho era servir ao mestre mais poderoso do mundo e, para encontrá-lo, ele teria percorrido o Oriente Médio inteiro à procura de reis e governantes que fizessem dele seu escravo e guerreiro.
Dizem que ele era indomável e que sua presença já era o suficiente para garantir a vitória de qualquer exército do qual fizesse parte. Porém, cansado de servir a caprichos de reis, Réprobo decidiu se colocar a serviço de Satanás, pois o considerava o mestre mais poderoso de todos, afinal não havia quem não se curvasse de medo ao ouvir este nome.
Um dia, ao perceber que seu novo mestre – Satanás – sempre fugia ao se deparar com uma cruz, para assim evitar um encontro com o símbolo de Jesus, o guerreiro decidiu abandonar o anjo do mal e servir ao Senhor. Orientado a praticar a caridade, ele se posicionou às margens de um rio onde, por falta de pontes, várias pessoas se afogavam e, assim, passou a ajudar os viajantes, carregando-os sobre seus próprios ombros.
Certo dia, um menino pediu para ser levado para a outra margem. Mas, conforme Réprobo seguia sua travessia, a criança foi ficando cada vez mais pesada e, somente após muito sofrimento é que conseguiram alcançar o outro lado em segurança. Ao chegarem, o gigante falou que sentia como se houvesse transportado todo o peso do mundo. O menino, então, revelou: “Não se espante, você não somente teve o mundo sobre si como carregou em seus ombros aquele que criou o mundo. Eu sou Cristo, seu rei, cuja obra você tem servido”.

A partir de então, Réprobo mudou seu nome para Cristóvão, que significa “aquele que carrega Cristo”, e assumiu a missão de peregrinar pregando a palavra de Jesus, por quem daria a vida.
Por ser o transportador dos viajantes e o condutor de Cristo, São Cristóvão passou a ser considerado pelos motoristas como seu santo protetor.
Fonte: Road Card

