Volvo Chinês: conheça o Dayun V9

Volvo Chinês conheça o Dayun V9

Se você achou estranha a junção do designer da MAN com a Volkswagen no novo Meteor, calma, essa convergência entre marcas é mais comum do que você imagina.

Esse é o caso do Dayun V9, que nada mais é, que a união entre a fabricante de caminhões sueca Volvo e o grupo chinês Dayun.

Basicamente, o modelo possuí a cabine do novo Volvo FH, com a grade frontal e faróis reestilizados, similares aos demais caminhões Dayun. Além é claro, do logo da montadora chinesa.

Volvo Chinês conheça o Dayun V9

O motor é o WEICHAI série WP13, 6 cilindros em linha e 12,54 litros, utilizado em larga escala nos caminhões chineses, que fornece 550 cv de potência e torque máximo de 2550N · m.

Outra diferença mecânica em relação aos modelos da Europa e do Brasil, é o câmbio manual FAST ZF de 12 velocidades.

  • Volvo Chinês conheça o Dayun V9
  • Volvo Chinês conheça o Dayun V9
  • Volvo Chinês conheça o Dayun V9

Há também, uma versão disponibilizada com motor Foton Cummins X12 510 cv e câmbio I-shift de marca não divulgada.

Apesar de ter sido lançado ainda em 2019, apenas um pequeno lote foi disponibilizado na China para testes. A expectativa é que o modelo seja lançado nesse ano de 2021.

  • Volvo Chinês conheça o Dayun V9

O modelo de 2019 ainda contava com painel analógico, já uma versão apresentada nesse mês de Março, mostrou uma versão com painel digital.

Confira:

Outro fato interessante, é que a Dayun não faz nenhuma referência a Volvo em suas especificações técnicas ou propaganda.

Na China, também há o Sitrak, uma união entre a MAN e a SinoTruk, similar com a que houve no Brasil entre a MAN e a Volkswagen:

Conheça o Sitrak, a união entre a MAN e a Sinotruk