Volvo do Brasil apresenta protótipo do FH 540 sem retrovisores e com cabine mais longa

A Volvo caminhões apresentou hoje, quarta-feira(15), o Efficiency Concept Truck – um conjunto formado pelo Volvo FH 540 6×4 e um Rodotrem Randon, com uma série de melhorias tecnológicas que prometem aumentar a eficiência energética no transporte de cargas.
As principais mudanças estão no designer de todo o conjunto, que não se restringem apenas ao cavalo mecânico, como também nos semirreboques.
A cabine do Volvo FH 540 ficou mais baixa e 250 mm mais longa, sendo adicionado grandes defletores de ar. A dianteira foi projetada com 175 mm de avanço em relação a verão convecional.

O entre-eixos do cavalo mecânico também foi reduzido para 3 metros, fazendo com que o semirreboque fique mais próximo a cabine e diminua a resistência do ar.


Os retrovisores convencionais foram substituídos por câmeras externas e telas LCD internas.

Já a suspensão dianteira com molas ficou 30 quilos mais leve. O modelo também conta com freios a disco; saias laterais; extensores das portas; calotas e rodas de alumínio – tudo mudado e introduzido para aumentar a aerodinâmica, diminuir peso e melhorar a produtividade.
A cabine ficou ainda maior internamente, com uma cama 250 mm mais larga, proporcionando muito mais espaço para movimentação e conforto ao condutor.
Motor:
O motor é uma evolução dos modelos atuais a diesel, com muitas melhorias. Ele usa a tecnologia I-Save, que a Volvo disponibiliza na Europa. O sistema inclui um novo desenho dos pistões, fazendo com que a queima de combustível se concentre no centro dos cilindros, contribuindo para reduzir o consumo.
O I-Save traz também um sofisticado sistema de turbocompressor, que gera torque extra, possibilitando menor rotação do motor em velocidade de cruzeiro em longas distâncias, uma condição ideal em graneleiros.

Óleo:
No Efficiency Concept Truck a Volvo introduziu um novo conceito de troca do óleo lubrificante por diferença de pressão, e não por gravidade como costumeiramente é feito, tornando o processo mais rápido, limpo e seguro. Além disso, houve a redução de elementos filtrantes (de três para dois filtros), juntamente com a adoção de um novo óleo, o VDS5, que é menos viscoso e circula com mais facilidade pelo motor, lubrificando mais rapidamente e auxiliando na redução de consumo de combustível.

Energia solar:
Para aumentar ainda mais a eficiência, o modelo conta com um painel solar, que abastece os componentes eletrônicos do veículo e garante um aumento na vida útil das baterias.

Teste prático:
O conjunto será testado em operação real, em viagens na “rota dos grãos”, partindo do centro-oeste brasileiro com destino aos portos de escoamento da safra.
A Volvo escolheu esta aplicação pois o Brasil tem um dos mais competitivos agribusiness do mundo, quebrando anualmente recordes de produção de grãos, a maior parte transportada por caminhões.
Informações: Volvo Groups

