Volvo FM elétrico é flagrado rodando no Brasil

Volvo FM elétrico é flagrado rodando no Brasil

O primeiro Volvo FM elétrico do Brasil foi flagrado rodando nas rodovias do Paraná, tracionando uma carreta do tipo LS.

O modelo foi apresentado na Fenatran desse ano, ainda na configuração europeia. Após as mudanças necessárias, a Volvo iniciou recentemente os testes do FM Eletric.

Esse é o primeiro cavalo mecânico elétrico da montadora a chegar no Brasil. Ele conta com três motores elétricos, acoplados à uma caixa de câmbio I-shift de 12 velocidades.

Vale ressaltar, que essa é a mesma caixa de câmbio utilizada nos modelos a diesel.

Nessa configuração, ele consegue atingir uma potência de 660cv (490kW), com opções de PBTC (Peso Bruto Total Combinado) de até 44 toneladas.

A autonomia máxima do modelo é de 300 km, ideal para operações em curtas distâncias. O carregamento varia de 1h30 até 8h00, dependendo da configuração de baterias e do tipo de carregador.

O Volvo FM Eletric conta com suspensão a ar todos os eixos e um sistema de freios de regeneração, que utiliza a frenagem do veículo para recarregar as baterias.

Como esse modelo já está sendo comercializado na Europa, a expectativa é que em 2024 ele seja lançado no mercado brasileiro.

O preço? Se considerar que o cavalo mecânico elétrico da fabricante chinesa XCMG, chegou ao Brasil custando mais de R$ 1,5 milhão, o Volvo FM pode custar facilmente mais de R$ 2 milhões.