Agricultores ucranianos estão colhendo safra de trigo em meio à guerra

Agricultores ucranianos estão arriscando à própria vida para colher a safra de trigo em meio à guerra.

A Ucrânia semeou um total de 6,5 milhões de hectares de trigo de inverno para sua safra de 2022, mas apenas 5 milhões de hectares poderiam ser colhidos por agricultores em território controlado pelo governo.

No país, o início da colheita ocorre oficialmente no dia 15 de Julho, mas produtores que iniciaram o plantio com antecedência, já estão realizando a colheita do grão.

Em algumas plantações, soldados Ucranianos realizam varreduras em busca de minas deixadas pelos russos.

Além do risco de bombardeios, os agricultores ucranianos também precisam enfrentar a falta de combustíveis e seu alto preço.

“Agora estamos falando de três colheitas de trigo ao mesmo tempo: não podemos retirar a safra do ano passado, não podemos colher e retirar a atual e não queremos semear a próxima”, disse o ministro da Agricultura, Mykola Solskyi, em entrevista.

Especialistas apontam que a invasão da Ucrânia pela Rússia criará uma escassez global de trigo por pelo menos três temporadas, privando dos mercados grande parte da safra ucraniana, empurrando os preços para níveis recordes.