Conheça o novo DAF CF 410 8×2, que está em testes no Paraná

Recentemente, internautas foram surpreendidos após um DAF CF 410, na configuração Bitruck (8×2), ser flagrado em testes em Ponta Grossa – Paraná, onde também fica localizada a fábrica da montadora do Brasil.
O que chamou mais a atenção foi o fato do modelo possuir 410cv de potência e estar sendo testado na versão 8×2, bitruck e transportando em sider matéria prima para uma fábrica de móveis da região.
Até então, a DAF se restringia a atuar apenas no seguimento de caminhões da linha pesada no Brasil, como o DAF XF105, que está disponível em versões a partir de 410cv até 530cv (nova geração) e na linha CF85, também no seguimento de caminhões pesados, sendo disponibilizado versões 360cv e 410cv.
Porém, todas as versões acima, saem de fábrica como cavalos mecânicos.
Na Europa, a linha CF da DAF é reconhecida por sua rusticidade e durabilidade para serem empregados no setor de construção civil e operações fora de estrada.
Em alguns países, modelos 450cv, na configuração 8×4, rígido, caçamba, são empregados em larga escala no transporte de minério dentro das minas.
Entretanto, esse não parece ser o objeto da DAF no Brasil realizando testes com um caminhão que, na teoria, deveria ser utilizado em operações fora de estrada.

O fato é que o motor utilizado pelo DAF CF410, o Paccar MX-11, Euro 6, com 10,8 litros, abrange uma grande gama de potências intermediárias, que vai desde os 290 cv até os 440 cv.
Com isso, há a possibilidade da DAF estar testando diferentes potências para atuar no seguimento de caminhões semipesados no Brasil, atualmente dominado pelas marcas Volkswagen, Mercedes-benz e Scania.

O DAF CF, Euro 6, em outros países, disponibiliza três tipos de cabine: simples, semi-leito e a cabine leito.
Além disso, a nova geração de DAF CF deve ser lançada, assim como a anterior, na versão cavalo mecânico.
Quem mais ganha com isso é o consumir, afinal, o aumento da concorrência resulta na diminuição de preços e na busca por inovações.

