Conheça os caminhões que o Exército Brasileiro utiliza:

A frota do Exército Brasileiro conta com diversas viaturas para atender sua demanda de atuação, desde caminhões para transporte de militares à viaturas blindadas.
Mas não se engane, esses veículos parecem simples, mas são projetados para situações extremas, inclusive de combate.
MAN/ Volkswagen Worker – Conhecido como 5 Ton

Atualmente a linha Worker, com capacidade de 15 Toneladas é o caminhão mais utilizado pelas forças armadas. Em 2007 a MAN/ VW entregou as primeiras 14 unidades do caminhão militarizado VW Worker 15.210 4X4, desenvolvido para as Forças Armadas Brasileiras.
O modelo foi um sucesso, em 2013 a montadora já contava com 1.080 no Exército. Por questões de segurança, o número total de veículos atual não pode ser informado.
A linha Worker, principalmente o 15.210 é empregado no transporte de militares e material, sua capacidade de carga útil é de 5 toneladas, tanto 4×4, quanto 6×4, – isso em qualquer tipo de terreno ou situação.
O veículo foi projetado para trabalhar nos terrenos mais extremos, com uma manutenção simples, sem muitos sensores ou equipamentos que não são uteis em combate.
MAN/ Volkswagen Constellation – Conhecido como 10 Ton

Com o encerramento da produção da linha Worker, a MAN desenvolveu o 31.320 6×6, capaz de vencer rampas com 60% de inclinação e obstáculos com 30% de inclinação lateral e sobe com tranquilidade degraus de 30 centímetros de altura, o veículo pode ser carregado com até 10 Toneladas.
O caminhão é o segundo mais utilizado pelo Exército Brasileiro.
Iveco Stralis

A Iveco também possuí caminhões desenvolvidos para uso militar, o Iveco Stralis é empregado para o transporte urbano de viaturas, comumente equipado com prancha, também pode ser utilizado no transporte de baú e bi-trem.
Nas rodovias é comum ver o caminhão transportando viaturas blindadas.
Mercedes-Benz Axor

Além do Iveco Stralis, o Mercedes-Benz Axor também é empregado para o transporte urbano de viaturas.
Ford Cargo

Já o Ford Cargo é utilizado para mais de uma finalidade, sendo uma delas o transporte urbano de viaturas (cavalinho 4×2), oficina móvel (truck baú), caçamba, veículo de abastecimento de combustíveis móvel (toco) e suprimento de água (truck pipa),
Existem ainda outros veículos e marcas em utilização, como o Iveco Eurocargo, Mercedes-Benz 2726 (Caçamba) e Atego, entre outros. Porém, esses veículos são empregados em batalhões e regiões especificas, como no caso dos Batalhões de Engenharia de Construção.

Também existem caminhões como o Scania 112, Scania 113,Mercedes-Benz MB 1935, MB 1418 entre outras que já estão há anos já em utilização. Esses veículos, já antigos, após certo tempo serão leiloados.


