Conheça os incríveis caminhões com duas cabines e suas funções

Conheça os incríveis caminhões com duas cabine e suas funções

Caminhões com duas cabines até podem parecer estranhos à primeira vista, porém, a função principal desses veículos é salvar vidas.

Após desastres envolvendo túneis e locais de difícil acesso, engenheiros em alguns locais do mundo desenvolveram viaturas de resgate que podem ser conduzidas em ambas as extremidades do chassi.

Com duas cabines e dois sistemas de direção, esses caminhões podem retornar à sua origem, sem que haja a necessidade de manobrar.

Tragédia de 1999

Na manhã de 24 de março de 1999, 39 pessoas morreram quando um caminhão de transporte belga que transportava farinha e margarina pegou fogo em um túnel rodoviário na divisa da Itália com a França, na montanha do Monte Branco.

De acordo com as investigações, o incêndio começou no caminhão e logo se espalhou pela carga, que com a alta temperatura, se tornou inflamável e ocasionou uma explosão.

39 pessoas, incluindo um bombeiro, morreram por conta da fumaça e das chamas que se alastraram por dentro do túnel. Na época, as viaturas dos bombeiros que entraram para realizar o socorro das vítimas, não conseguiram retornar.

Para evitar que novas tragédias ocorressem, diversas normas de segurança foram tomadas pelos engenheiros na construção e reforma de túneis por todo o mundo.

Novo caminhão:

Pouco tempo depois do ocorrido, a fabricante de caminhões MAN desenvolveu a viatura MAN BAI Janus 4000 “Bifronte”, de combate à incêndios e resgates.

Somente para o túnel de Monte Branco, foram destinados três viaturas desse tipo.

  • Conheça os incríveis caminhões com duas cabine e suas funções
  • Conheça os incríveis caminhões com duas cabine e suas funções

Além de transportar 4 mil litros de água e pelo menos 1,8 mil litros de espuma, o MAN BAI JANUS 4000 pode atingir 120 km/h. Detalhe, em qualquer um dos sentidos.

Em 2012, os MAN cabine dupla do túnel foram substituídos pelos VSAT 13000 S, que possuem apenas uma cabine, mas são capazes de manobrar em locais com pouco espaço.

Conheça os incríveis caminhões com duas cabine e suas funções

Ásia:

De acordo com o jornal China Daily, existem pelo menos 10 viaturas com cabines duplas em toda a Ásia.

Uma dessas viatura foi utilizada pela primeira vez em 2004, durante os Jogos Nacionais da Juventude que ocorreram em Fuzhou, província de Fujian, na China.

Conheça os incríveis caminhões com duas cabine e suas funções

A cidade, como muitas do país chinês, possuem ruas estreitas e que oferecem dificuldades de acesso aos bombeiros em casos de acidente.

Pensando nisso, o governo local decidiu adquirir uma dessas viaturas, avaliadas em cerca de US $ 1,26 milhão.

Com essas viaturas, os socorristas ganham tempo e mais segurança para realizar o combate à incêndios e resgatar vítimas de acidente.

Conheça os incríveis caminhões com duas cabine e suas funções