Mercedes-Benz L 1113 na carreta, ele existiu e transportava carros da Fórmula 1

Lançado em meados de 1969, o Mercedes-Benz L1113 marcou o transporte de cargas brasileiro como o caminhão mais vendido da história.
Estimasse que das 200 mil unidades vendidas do modelo entre os anos de 1969 e 1987, cerca de 170 mil ainda rodam pelas rodovias do país nos dias de hoje.
Acredite se quiser, na época o 1113 era o que havia de melhor em conforto para o motorista, sendo pioneiro no sistema de cabine suspensa por molas e dois amortecedores de dupla ação.
Além disso, o modelo passava segurança no quesito mecânica e a sua manutenção barata, fez com que fosse popularmente conhecido como “Fusca das estradas”.
O Mercedes-Benz L1113, também foi o caminhão oficial da equipe de Fórmula 1 Copersucar- Fittipaldi.
Acoplado em uma carreta baú, projetada exclusivamente para essa finalidade, o conjunto tinha capacidade para transportar até 4 carros de F1.
A carreta também contava com guincho mecânico, gerador de luz próprio (utilizando um motor vw 1600 ), bancada completa de montagem, tanque com capacidade de 1000 litros de combustível, tanque de 500 litros para transporte de óleo (todos abastecidos por bomba elétrica interna), compressor de ar de 120 litros, 3 camas, toalete, geladeira…

O modelo foi utilizado entre os anos de 1975 e 1976, durante as provas que ocorriam tanto no Brasil quanto na Argentina.
Segundo o site Carros Antigos & Caminhões e ônibus de época, com o fim da temporada o conjunto foi vendo para a Equipe Marcas Famosas Super Vê, depois foi revendido para Basf Racing Team – Stock Car, repassado para à Equipe Dennin Formula 2 e finalmente foi vendido para o Renato Aragão Produções – onde era utilizada no transporte de aparelhagem da Turma dos Trapalhões.
Atualmente, o estado de conservação e a localização do modelo é desconhecida.

