Novo Constellation é lançado com painel digital

A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) apresentou nessa terça-feira, 27, as novas gerações dos dos modelos Delivery, Constellation e do extrapesado Meteor, com motores Euro 6.
Os modelos, foram atualizados para atender a norma de emissões para veículos comerciais fabricados no Brasil e que entra em vigor a partir de janeiro de 2023.
O vice-presidente de engenharia da Volkswagen, Rodrigo Chaves, afirmou que houve mudanças no fluxo do cabeçote dos motores, o que resultou em redução de 5% do consumo de combustível.
Novo Constellation:

No Constellation, carro chefe da Volkswagen, a novidade está na repaginação do interior. Agora, o modelo contará, com painel de instrumentos digital e bancos inspirados nos do Meteor, com ajustes elétricos e revestimento de couro sintético.


No volante, o motorista terá acesso à diversas funções com controles em ambos os lados.
A grade frontal também sofreu uma mudança na parte superior, suavizando mais o designer.
Na família do Constellation, formada por 14 modelos, foi adicionada uma versão equipada com um novo motor de 7 litros que gera 210 cv de potência. Soma-se à gama também configurações equipadas com propulsores de 260 cv, 320 cv e 480 cv.
A montadora aplicou também na linha uma nova caixa de transmissão manual de 8 marchas e outra, automatizada, de 12 velocidades.
Meteor:

Assim como o Constellation, o novo Meteor ganhou um painel digital, sendo mantido a multimídia integrada.


Além da atualização dos motores para Euro 6 de ambos os modelos, 28.480, com 480 cv, e o 29.530, com 530 cv de potência, esteticamente não houve mais mudanças.
Delivery:

A linha de leves Delivery, por sua vez, traz duas novas motorizações. Um novo motor de 3 litros entrega 160 cv no modelo Express, e 170 cv na versão de 6 toneladas. Já as opções com motor ISF, produzido pela Cummins, de 4 litros e 180 cv de potência, equipam as versões de 9 a 13 toneladas.